quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Preview de "Lulu", de Lou Reed & Metallica





Quem está esperando por um novo álbum do Metallica, pode ir tirando o seu cavalinho da chuva. O mesmo vale para os fãs de Lou Reed, outra das lendas do rock americano.


"Lulu" é algo único, porém singelo. Não podemos analisá-lo levando em conta o que cada um desses monstros da música fizeram em suas carreiras, mas, da fusão desses talentosos músicos, pudemos extrair uma experiência absolutamente válida, criativa e intrigante.


O projeto conta com 10 canções escritas por Reed, inspiradas por duas obras da dramaturgia alemã "Earth Spirit" e "Pandora's Box" do escritor expressionista Frank Wededkind, que conta a história de vida de uma jovem dançarina e seus relacionamentos e que são agora conhecidas coletivamente como "Lulu Plays".


A banda disponibilizou no site oficial do disco todo o material na íntegra. Eu tenho as minhas opiniões, mas, já pude ouvir de pessoas que ouviram aqui comigo e pelas redes sociais que o que "atrapalhou" o projeto foi o jeito declamado de cantar que Lou Reed usa. 


No meu modo de ver o trabalho é excelente. A música Mistress Dread tem coisas das mais rápidas já tocadas pelo Metallica, junto de uma letra sombria de Reed. Não podemos nos esquecer que essas músicas são adaptações de uma peça/opera, ou seja, tem momentos de pura sonolência. 


Fiquei emocionado com Junior Dad. Que letra fantástica! Mas, convenhamos, 19 minutos de música é um pouco exagerado. Outro destaque é a faixa de abertura, Brandenburg Gate, que começa com um violão pesado de Hetfield introduzindo Reed e o restante com mais qualidade. 


A "popzinha" e "normalzinha" Iced Honey vai servir pra dar uma descansada de tudo, pra depois entrarmos numa maratona de riffs pesados, letras pensativas e reflexivas, vocal falado e participações tímidas de Hetfield nos vocais, o que é uma pena.


No geral, dou nota 8,5. Vale a pena conferir.


Em breve viremos com o faixa a faixa. Assim que eu comprar o álbum.


Link para audição: http://www.loureedmetallica.com/listen-to-lulu.php


Grande abraço.


Agradecimentos: 
MetalRemains - www.metalremains.com

Nenhum comentário: