terça-feira, 26 de abril de 2011

Dérbi no Pacaembu: Decisão mais do que acertada



Toda essa celeuma criada em cima da escolha do local do jogo entre Palmeiras e Corinthians já deu o que tinha que dar. Vamos aos fatos: A Sociedade Esportiva Palmeiras é o clube que mais se sagrou campeão nesse estádio. Foram 25 títulos ao todo, com aproveitamento beirando os 70%.

Faz tempo, é verdade, que o Palmeiras não ganha nada no Estádio Municipal, mas não dá pra tolerar o dito popular de que "o Pacaembu é o estádio do Corinthians". Uma verdadeira mentira.



É preciso que a história do Palmeiras, mais do que nunca, seja valorizada neste caso. Não adianta Kléber, Valdívia e Felipão reclamarem do costume corintiano em jogar lá. Se querem ser campeões, tem de ganhar do Corinthians em "seus domínios", não tem jeito.

Ao clube de Parque São Jorge, resta ficar com os 5% do estádio, mas toda a vantagem de se conhecer bem o campo. Isso, SIM, faz diferença, mas, num clássico, isso é minimizado.

Enquanto a Arena Palestra e o tal "Fielzão" não ficam prontos, o Pacaembu segue como o principal estádio paulistano. Com todo respeito ao Morumbi, que também é um baita estádio.

Morumbi, aliás, que foi vetado pelo Ministério Público para este jogo, explicando, também, o motivo pelo qual o jogo será no Paca. Sem contar, que os lucros do São Paulo Futebol Clube com o estádio, que beiram os R$ 45 milhões, se devem, e muito, às cadeiras cativas e ao setor visa. Ou seja, esses setores não ficariam à mercê do alviverde para o jogo, diminuindo, e muito, a possibilidade de aumento de renda e público.



As vantagens de se jogar no Pacaembu, na visão do torcedor, são imensas: próximo ao Centro, duas estações de metrô nas proximidades, etc.

Quem é que não gostaria de ver um Palmeiras x Corinthians num Morumbi lotado? Eu já vi várias vezes e garanto que não há coisa melhor no futebol. Mas, se é pela segurança e bem-estar de todos, o Pacaembu foi, SIM, a decisão mais correta.

Nenhum comentário: