segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011: a preparação para 2012

Todo ano pós-eleições presidenciais e Copa do Mundo é assim: uma expectativa imensa gerada em cima de reconstruções e novos projetos. Pode parecer bobagem o que vou dizer, mas acho que 2011 será cansativo e pensativo, e vai demorar pra acabar, diferente de 2010, que foi um ano intenso e que passou num piscar de olhos. 

Sábado, Dilma Rouseff, a nossa nova presidente, tomou posse diante de uma multidão elouquecida e já com saudades do ex-presidente Luís Inácio "duro de largar o osso" Lula da Silva. O 'cumpanhero', visívelmente emocionado - e até certo ponto triste - passou a faixa e algumas buchas para a sua afilhada política. Inegavelmente, Dilma tem mais formação socio-cultural do que o seu co-partidário, mas isso não significa que ela tenha mais traquejo político, ou até mesmo, autoridade espontânea para governar um país do tamanho e da potência do Brasil.

Torço para o sucesso de Dilma, mesmo não tendo votado nela e não confiando nem um pouco em suas habilidades. O sucesso de seu governo, a meu ver, passa pela escolha dos ministérios e de sua equipe. Vamos aguardar... tomara que não aconteça outra crise no mundo, ou que não haja nenhuma guerra.

Bom, e o futebol, a coisa mais importante dentre as menos importantes... O que esperar de 2011?

Sinceramente, não tenho muitas esperanças quanto à Seleção Brasileira nos próximos anos. Temos talento, mas alguma coisa não me deixa gostar de Mano Menezes.

Como eu não sou muito chegado em Seleção Brasileira, vamos conversar a respeito do que realmente interessa, que são os clubes, mais específicamente os de São Paulo.

A começar pelo que hoje tem o melhor time, de longe, que é o Santos. Com as contratações de Jonathan e Charles, ex-Cruzeiro, e com a volta de Elano, que estava no Fenerbahçe, da Turquia, a equipe praiana desponta como favorita ao Campeonato Paulista e a Taça Libertadores da América, junto com Fluminense, Inter e Cruzeiro, os outros brasileiros no torneio.

Acompanhando o rítmo do mercado de contratações, Palmeiras, São Paulo e Corinthians pouco fizeram para reforçar suas equipes para a temporada 2011. O São Paulo só veio a anunciar o seu primeiro reforço logo após o Reveillon. Trata-se do lateral-esquerdo Juan que estava no Flamengo, mas que começou sua carreira no Tricolor. O Corinthians trouxe o zagueiro Wallace, que estava no vitória, e o Palmeiras não trouxe ninguém, ainda correndo o risco de perder suas principais peças, como Kléber, Valdívia e Danilo. De bom - ou não - para o alviverde, tem a renovação de contrato com a fornecedora de material esportivo, a Adidas, que vai pagar ao clube cerca de R$ 80 milhões nos próximos 4 anos, tornando o Palmeiras o maior clube da América Latina em cifras de marketing esportivo.

Esse post não tratará da novela Ronaldinho, falarei disso em instantes, numa outra publicação.

Bem, pessoal, creio que muitos de vocês devem estar voltando ao trabalho agora, com aquela baita ressaca das festas de fim de ano. Mas eu acredito que alguns de vocês, que sempre nos acompanharam no blog, vão notar algumas das novidades que vão se seguir durante o ano aqui neste espaço.

Eu, sinceramente, espero que 2011 passe bem rápido. Sonho meu... Esse ano vai ser chato pra caramba, mas espero, através do blog, passar algumas das notícias que mais interessam ao nosso público de maneira diferente, quem sabe assim, tornando o nosso 2011 um bom alicerce para 2012.

Feliz 2011 a todos e rumo à consagração!




Felipe Ribeiro
Editor-chefe

Nenhum comentário: