segunda-feira, 12 de julho de 2010

Francal 2010 supera as expectativas e confirma bom momento do setor calçadista


A 42ª edição da Francal – Feira internacional de moda em calçados e acessórios foi um tremendo sucesso. Superada a crise que o setor passou recentemente, podemos observar um crescimento acentuado de vendas e negócios gerados com relação à feira do ano passado.

Para nós da Primeira Página, assessoria de comunicação do evento, o objetivo foi alcançado com extrema competência e, acima de tudo, muita luta. A equipe do jornalista Luiz Carlos Franco teve o comando de Jota Silvestre, que há anos faz um trabalho irretocável nas feiras da empresa de Franca, que tem o comando da comunicação nas mãos de Sâmia Hannouche e equipe, que também faz um trabalho espetacular.

Conversando com expositores durante entrevistas para o jornal da feira, pude perceber o contentamento geral, principalmente dos estilistas mais consagrados, como Alexandre Birman, que rasgou elogios à feira e comentou o atual momento vivido pelo setor. “Tivemos um primeiro semestre excelente, que superou o segundo semestre de 2009 em 20%. Nosso desafio, agora, é ainda maior para o segundo semestre” contou.


Guilherme Afif Domingos; Abdalla J. Abdalla e Lúcia Cristina de Buone

Os números não mentem. A feira deste ano teve um retorno absolutamente positivo, muito em função da lei anti-dumping, que taxa os produtos importados igualmente, acabando com a facilidade encontrada pelos calçados chineses, que entravam no país com preços bem menores.

As vendas externas do setor aumentaram 12,1% em faturamento e 21,4% no número de pares nos primeiros cinco meses de 2010 em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Francal 2010 provocou grande movimentação dentro e fora do pavilhão do Anhembi, mesmo antes do início. Semanas antes da abertura, os quase dois mil apartamentos disponibilizados pela agência de viagens oficial da feira já estavam praticamente tomados. O número de reservas em hotéis, este ano, 24% superior ao da edição passada. O dado comprova um ranking elaborado pela SPTuris, órgão oficial do Turismo de São Paulo, divulgado no início deste ano que aponta a FRANCAL como o sexto evento mais lucrativo da cidade.

Nos quatro dias da feira, o Centro de Imprensa credenciou 430 jornalistas do mais diversos veículos de comunicação da TV, rádio, mídia impressa e internet, que compareceram à feira para levar ao público informações sobre o grande número de lançamentos apresentados pelos mais de mil expositores. No mesmo período, o portal da feira na internet (www.feirafrancal.com.br) foi acessado por mais de 18 mil pessoas, num total de 73 mil páginas visitadas. Foram mais de mil expositores espalhados por todo pavilhão do Anhembi.

Com mais uma edição, a FRANCAL comprova sua importância para incrementar os negócios da indústria coureiro-calçadista, já que apresenta as coleções da estação mais vendedora do setor, a primavera-verão, responsável por até oito meses de vendas no varejo.


Fica aqui o meu agradecimento à equipe da Primeira Página por mais essa feira e por todo aprendizado que pude obter, mais uma vez.

Até a próxima.

Imagens: J.R. Cômodo Filho e Fabrício Maruxo

Nenhum comentário: