terça-feira, 30 de março de 2010

CBF já admite “deixar” Campeonato Brasileiro nas mãos dos clubes

Os boatos são fortíssimos. Caso isso aconteça, o futebol brasileiro dará um enorme passo rumo ao profissionalismo completo, como aconteceu na Inglaterra, com a Premier League, na NBA e na NFL.

O controle do Campeonato Brasileiro por parte dos clubes pode render muito mais às TV’s, aos clubes, claro, e, também, aos patrocinadores.

Poucos são os clubes que conseguem alguns lucros com os seus estádios, casos de Internacional, Atlético-PR, São Paulo e Palmeiras. A maioria, depende demais das cotas de televisão e de patrocínios nas camisas, como o Corinthians e o Flamengo, clubes de maior torcida no futebol brasileiro e que contam com o “apoio” da Tv Globo, detentora dos direitos de transmissão.

A negociação dos pacotes de transmissão seria feita, única e exclusivamente, com o Clube dos 13, sem qualquer intervenção da CBF. Ou seja, menos grana no bolso de Ricardo Teixeira, presidente da entidade.

Outra boa novidade, essa para uma parte dos clubes, seria a unificação dos títulos nacionais. Antes de se tornar Campeonato Brasileiro, o maior torneio nacional era a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Apenas mudaram de nome em 1971, juntamente com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que era CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

Com isso, Palmeiras e Santos passariam a ter 8 títulos brasileiros, com o alviverde tendo 9 conquistas nacionais, se somarmos a Copa do Brasil, de 1998. Cruzeiro, Fluminense, Botafogo e Bahia passariam a ter 2 títulos, ao invés do único que possuem com o novo nome.

Além das unificações, o Sport passaria a ser considerado, de forma oficial, o Campeão Brasileiro de 1987, e não o Flamengo. Com isso, o rubro negro carioca passaria para 5 conquistas.

Os mais céticos vão reclamar e esbravejar, mas, fatos são fatos. Os clubes têm as conquistas e foram considerados os campeões brasileiros da época, indiscutivelmente. Dois dos maiores times da história do futebol brasileiro (Santos de Pelé e a Academia de Futebol do Palmeiras) seriam coroados merecidamente, porém, a dúvida fica por conta da penalização de outro grande time da História, o Flamengo de 1987, com Zico, Júnior e companhia.

Vale a pena esperar, ou não?

Nenhum comentário: