terça-feira, 4 de novembro de 2008

Quem salvará o mundo nos próximos quatro anos?

Hoje pode ser um dos dias mais importantes da História mundial. A eleição americana mais importante em cem anos pode decidir o futuro do planeta daqui pra frente, com Barack Obama e John Mc Cain disputando o trono do mundo.

Numa campanha milionária, Obama mostrou-se o candidato da moda, das minorias, dos jovens e dos liberais, porém será que é disso que os Estados Unidos precisa? Na atual crise econômica, que é a pior desde 1929, não seria necessário um candidato mais experiente, com jogo de cintura e especialista em política externa? Pois é, esse é John Mc Cain, um velho de guerra do Partido Republicano, que nem de longe segue os monges do mesmo. Mc Cain é o rebelde sem (com) causa desses conservadores direitistas.

Ambos atingem os mais diversos segmentos e surpreendentemente Obama não apelou para o discurso racial. Mas numa sociedade machucada pelo racismo, o direcionamento é quase que automático.

Seja como for, não há mais para onde os americanos caírem. Terão que optar por duas filosofias diferentes, que decidirá o rumo pelo qual voltarão a crescer. A grande maioria dos brasileiros pouco se importa com a eleição na terra do Tio Sam, é uma pena. Mal sabem que boa parte do nosso sucesso econômico passou por lá, sendo os Estados Unidos o maior importador brasileiro.

Para que um deles vença, é necessário obter o maior número de colégios eleitorais, que são compostos por 538 delegados. A não eleição por voto direto deu a vitória para o candidato republicano George Bush em 2000, caso contrário, Al Gore teria sido vencedor.

Nos estados-chave, Obama possui vantagem, já nos estados mais conservadores, como Califórnia e Carolina do Norte, Mc Cain se sobressai.

Vamos aguardar e ver quem assumirá a sala oval. Fato é, que mudanças são necessárias e que elas vão acontecer.



A única certeza... é o adeus de BUSH.

Um comentário:

Savita disse...

Senti uma torcida republicana neste post. Dá-lhe Obama.