quarta-feira, 12 de março de 2008

Exercer jornalismo... assim?

Na noite de ontem, 11 de março, o Jornalismo foi desrespeitado e ferido, diante de algumas atitudes. Resolvi fazer esta postagem em tom de protesto, e espero que os meus superiores a leiam, para aí sim, fazer-se justiça e Jornalismo.

Uma das professoras do curso de Jornalismo da UNIP (Universidade Paulista), a senhora Renata Carraro, demonstrou total despreparo para lidar com uma classe de futuros Jornalistas. Isso tudo, graças, apenas, a um simples ligar de comuptador. Meu colega de sala e amigo, Ricardo "Maverick" Campiteli, foi alvo de uma discussão, de certo modo intensa, com a professora Renata. Cheguei no início da discussão e pude acompanhá-la com detalhes. Detalhes esses que pretendo não falar aqui, antes, é claro, de reportar ao coordenador do curso de Jornalismo, o Sr. Marco Aurélio Marrone Moretti.

Pude notar que desde o início desse semestre que algumas coisas estavam erradas, e que não estão agradando nem a mim, e nem aos meus colegas. Algo que realmente me deixou irritado, foi a escolha da pauta para o "Jornal Laboratório". Nada contra a pauta em específico, mas, a forma como ela foi "escolhida" é que explica meu repúdio e a minha total indgnação. As professoras responsáveis por esse jornal - Renata Carraro e Denise Cassati - impuseram o tema "Comunidade Carente" para o projeto. Gostaria de saber os critérios usados para tal, e também, o porquê de não ter sido aberta votação para o desenvolvimento de uma pauta mais completa.

Esse é só um dos problemas pelos quais estamos passando nesse semestre, que, apesar de tudo, tende a ser um dos melhores. Estamos envolvidos com atividades mais práticas e que estão exigindo muito da nossa criatividade e senso jornalístico. Acredito, contudo, que esse semetre também será um divisor de águas, pois, ir a campo, apurar e pesquisar, é o que difere o jornalista dos outros profissionais, e com isso, as definições de quem segurá adiante virão neste semestre.

Deixo registrado o meu apoio para quaisquer manifestações, e espero que os participantes desse blog registrem as suas opiniões.


Grato e Atenciosamente.

Felipe Ribeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Felipe, não estive na aula ontem, pois não era o dia de minha editoria comparecer, por isso não tenho noção exata do que houve.
Só quero fazer uma observação, as professoras responsáveis pelo jornal-laboratório escolheram a linha editorial do Jornal e não a pauta, pautas nós faremos de acordo com a linha editorial adotada. É "normal" o diretor do jornal escolher a linha editorial.
Não quero discutir se tá certo ou errado, só queria que ficasse claro q "comunidade carente" foi a linha editorial adotada!