quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resenha: Livre-Arbítrio, da Banda Refink




Talvez por conhecer os membros da banda e desenvolver uma boa amizade com eles, minha análise sobre este álbum pode ser um pouco suspeita, mas, devo admitir que o primeiro disco da banda independente Refink é uma agradável surpresa, e vou explicar o porquê. O disco é surpreendentemente pesado. Ora, o peso das bandas atuais havia sumido. A moda é sentar a mão na guitarra e na bateria que já se tem um rock? Não para o Refink. Rock pesado, com qualidade e alma no álbum "Livre-Arbítrio".

Com muita distorção nas guitarras, o Refink apostou em algumas mesclas e tendências conhecidas nas gravações. Podemos perceber alguma coisa de Guns'n Roses, Punk Rock e até mesmo Metallica, principalmente na música "Gostaria de Estar com Você", que mescla bem o peso com levadas mais lentas e trabalhadas.

Para mim, não há dúvida que a melhor música do disco é a primeira, chamada de "Em quem confiar?", e que estava nas primeiras demos da banda. Mas também podemos destacar a última faixa do álbum, "Meu Caminho", e a porradaria de "Seguindo a trilha dos idiotas". Outros destaques que me renderam alguns minutos de êxtase: "Reservei este dia pra mim" e a faixa-título "Livre-Arbítrio", que tem uma das melhores letras do álbum juntamente com "Gostaria de estar com você".

No mais, o álbum apresenta toda a fúria guardada depois de anos de trabalho, que pude acompanhar desde os primórdios da banda, com o vocalista Rafa Ace e o baixista e programador Ronnie Arata. Não conheci Andrews F.G. pessoalmente, mas sei de seu talento por meio dos meninos, e agora pelo disco. O cara toca demais. Solos desconsertantes e muito peso.

Precisei ouvir o álbum algumas vezes até poder desenvolver algumas palavras sobre ele. O rock, na figura de bandas atuais, não vive uma boa fase, a meu ver. O Refink pôs isso a prova e mostrou-se capaz, mesmo diante de tanta coisa podre na música. Faz parte ouvir de tudo um pouco, como o próprio Rafa já me disse algumas vezes, mas todos sabemos que o que é bom, é bom mesmo!

Pegar as raízes de bandas como Guns, Metallica e Pink Floyd não é crime e o Refink conseguiu mesclar muita coisa desses gênios.

O disco está disponível no site oficial da banda, www.refink.com.br, tanto para download quanto para streaming. Agradeço aos membros da banda pela dedicatória no encarte do álbum, que também pode ser adquirido pelo site gratuitamente.


Ficha técnica:

Refink - Livre Arbítrio
Procução e gravação: Independente
Ano: 2011
Integrantes: Rafael Ace; Ronnie Arata e Amdrws F.G.
Tracklist:
  1. Em Quem Confiar?
  2. Livre-Arbítrio
  3. Reservei este Dia pra Mim 
  4. Gostaria de Estar com Você 
  5. Tão Vulnerável
  6. Seguindo a Trilha dos Idiotas 
  7. Inverso 
  8. Ao meu Redor
  9. Gritos ao Silêncio 
  10. Infecto 
  11. Mentira Confortável 
  12. Meu Caminho

Nenhum comentário: