sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Repúdio à coluna de Eduardo Vieira da Costa

Venho por meio deste blog registrar o meu total repúdio à coluna escrita pelo jornalista Eduardo Vieira da Costa, da Folha On Line, intitulada “Regra 10”.

O colunista, inexplicavelmente, conseguiu achar falta no lance que seria o primeiro gol do jogo entre Fluminense e Palmeiras, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A pergunta é: O que ele quis com essa coluna?

Será que ele tem raiva do Presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo? Será que ele torce pra algum time do Rio, ou será que ele tem o rabo preso com a CBF? Sinceramente, eu não sei. Cada um tem direito de emitir a opinião que quiser, mas, o tom da sua coluna e as afirmações são inaceitáveis. Como achar falta do Obina naquele lance? Como? O árbitro estava de frente pro lance, viu o agarrão de Maicon em cima do atacante palmeirense e, mesmo com a cabeçada LIMPA, anulou o gol.

Podemos sim, questionar o lance anterior, que originou o escanteio batido por Figueroa, que, fora rebatido. Não foi escanteio. A bola, de fato, resvalou no ombro de Obina antes de sair, mas o árbitro, longe da jogada, deu tiro de canto. Um erro absolutamente aceitável e corriqueiro não pode ser comparado com um erro esdrúxulo e infantil.

Nada justifica, é verdade, as ofensas públicas do mandatário palmeirense contra Carlos Eugênio Simon. Mas, quem no lugar dele faria diferente, vendo o seu time ser prejudicado POR MAIS DE UM LANCE na partida. O trio de arbitragem foi omisso a maior parte do jogo. Ignorou o pênalti em Danilo, no segundo tempo. Ignorou a cabeçada de Alan em Pablo Armero, que acabou ferindo o veloz lateral colombiano. Sem contar, as muitas faltas inexistentes para ambas as equipes.

Por vezes eu li a coluna do jornalista citado, e acho até que ele faz um trabalho bacana, com boas sacadas e textos bem redigidos. Mas, o que eu li a pouco, foi de uma falta de educação trememenda.

Que fique bem claro. O Palmeiras está perdendo um título por culpa dele próprio. Tem o melhor time, tinha a vantagem em mãos e, mesmo assim, deixou que as equipes de trás o ultrapassassem. Os desfalques atrapalharam, mas, o time perdeu totalmente o bom futebol apresentado nas épocas de Vanderlei Luxemburgo e Jorginho Cantinflas, que deram padrão de jogo a essa equipe.

O campeonato está emocionante, mas a arbitragem está tirando o brilho do mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O colunista tem razão. O presidente do Palmeiras agiu como adolescente, talvez para desviar a atenção para o papel lastimável do Palmeiras nas últimas rodadas. Por sinal, não só o jornalista viu falta, mas pelo visto o próprio Obina viu, a julgar pelo fato de que ele admitiu...