sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Flashback: Martinho Lutero, Edir Macedo e a Igreja Universal



Falar de religião é algo muito difícil, principalmente para um estudante de jornalismo. Como abordar a religião? Como abordar seus pioneiros e seus percursores?

Bom, hoje falarei um pouco sobre Martinho Lutero, fundador do Luteranismo, que nada mais é do que o catolicismo sem materialismo. E é nele que me espelho para o restante do texto.


Nas aulas de história da 8ª série pude aprender um pouco sobre ele, e em algumas leituras, pude entendê-lo na mesma proporção. Lutero causou grande polêmica ao questionar o dízimo, e o modo como as pessoas eram convencidas pela Igreja Católica.

Lutero teve importancia no questionamento à indulgências, ao papado, e na forma como os romanos tratavam os camponeses. Morreu acreditando nos seus ideais, mas nunca deixando de acreditar primeiramente em Deus, que era o que ele queria expor, Deus longe das coias materiais.

Hoje, a Igreja tornou-se uma espécie de empresa. Não a Católica contemporânea, que antigamente estorquia os fiéis, mas sim, as outras Igrejas que se dizem verdadeiras.

Temos um exemplo clássico: Edir Macedo. Bom, não precisamos falar muito nele. Só no que ele conseguiu com o dinheiro do seu império chamado Igreja Universal.
A Igreja gera lucro não só em exemplos como o de Edir, mas também, na rede de educação
privada do Brasil, onde escolas e colégios são comandados ou gerenciados por igrejas e/ou "instituições religiosas".

Agora fica uma pergunta no ar: Religião existe mesmo?

Um comentário:

Alexandre disse...

A Igreja fundada por Cristo existe, aquela edificada sobre Pedro, ou Cefas, tu és rocha e sobre essa rocha edificarei a minha igreja. Mt 16,18-19. A igreja que traz Pedro como pedra e seus sucessores se encontra na igreja católica, embora santa e pecadora,e Jesus bem sabia que estava entregando a sua igreja a homens de carne e sangue. E sobre ela, se reformando, se renovando, mas sempre tomando por caminho o de Cristo. Eu creio nela.