segunda-feira, 4 de maio de 2009

A guerra da carne pode ser a causa da Pandemia

Pecuaristas mexicanos podem ser os responsáveis pela epidemia - e possível pandemia - da gripe suína. Segundo a mídia local, o vírus pode ter sido desenvolvído por pecuaristas da região, com o intuito de prejudicar o comércio e a produção de carne suína no país.

O alarde em torno da gripe suína tem que ser visto com cuidado. O número de vítimas (26, sendo que 25 no México e uma nos E.U.A) é relativamente pequeno, se comparado ao tamanho da repercussão, porém, a Organização Mundial de Saúde já alerta para uma possível pandemia.

Antes de mais nada, o que deve ser apurado pelos órgãos competentes, é a forma como esse vírus foi 'supostamente' desenvolvido e como ele se alastrou. A possível chance de isso ter sido um crime deve ser investigada.

A gripe suína, nada mais é, do que a junção do vírus humano com o vírus de uma gripe suína comum, mais os componentes virais da gripe aviária, que também fez vítimas no começo da década.

Muitos países já estão tomando as devidas providências e o caos dessa gripe já atinge até os esportes. O São Paulo enfrentará o Chivas Guadalajara, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América, porém, a primeira partida, inicialmente marcada para o México, será transferida para outro país.

A Colômbia, possível sede, vetou. O Chile, também. O Coritiba, que mantém parceria com o clube mexicano, ofereceu o Couto Pereira para abrigar a partida, assim como o governo Uruguaio.

Somente um caso de gripe suína foi registrado na América do Sul e foi justamente em Bogotá, na Colômbia.

Nenhum comentário: