Hoje tem início a série de matérias sobre os candidatos à Prefeitura da cidade São Paulo. O primeiro deles será a psicóloga e sexóloga, Marta Teresa Smith Suplicy.
Formada em psicologia pela Michigan State University (1966-68) e PUC (1969 - 75), Marta filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1983 e em 1995 elegeu-se Deputada Federal, com mais de 75 mil votos. É a autora da lei que impõe cota mínima de 25% de mulheres na lista de candidatos e outra que permite união civil entre homossexuais.
Marta foi candidata ao Governo do Estado de São Paulo em 1998, ficando em 3ºlugar, atrás de Maluf (1º) e Mário Covas (2º), que fora eleito no segundo turno com o "apoio" de Marta. Seria ali o começo do namoro entre PSDB e PT, uma graça...
Em 2000, novamente entrou numa disputa eleitoral, dessa vez para a prefeitura da maior cidade do País, sendo eleita com 3,5 milhões de votos no segundo turno contra Paulo Maluf. Ah... o namoro PT e PSDB, sim... firme e forte... até a morte de Mário Covas.
Na prefeitura, teve um desempenho muito criticado, porém com algumas ressalvas. O Bilhete Único foi o seu grande trunfo, e o esquecimento da saúde e infra-estrutura foram os trunfos dos adversários. Resultado, José Serra eleito com facilidade em 2004. Fim do namoro, ufa...
Marta, é verdade, reconstruiu a cidade que fora deixada à deriva por Celso Pitta, porém, as custas de taxas e mais taxas... O povo paulistano foi implacável, e até certo ponto, imcompreensível, porém justo. Marta deixou a desejar.
A situação da segurança pública era desesperadora, com recordes e mais recordes nos números de seqüestros e assassinatos. A saúde então... abandonada. Na educação, bem, vieram os Ceu's. Ótimos projetos, mas que contrastaram com as escolas de lata, outro pecado dessa prefeitura tão questionada.
Ultimamente, o nome de Marta "Suplicy" foi vinculado a outros episódios. O mais famoso deles, foi uma declaração dela - então Mininstra do Turismo - com relação à crise aérea. O "Relaxa e Goza", certamente dará muito pano pra manga nessas eleições.
A candidata do PT fará parte da coligação que reunirá o PL, PC do B, PRTB, PSL e PTN.
Esperamos que as propóstas de Marta "Suplicy" sejam realistas e agudas, para então, ajudar a cidade se eleita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hetfield:
Não será fácil escolher um candidato coerente com as propostas que nossa sociedade precisa e quer.
Sabedor que líderes não se fazem do dia para a noite, o que posso sugerir é "orar e vigiar" (sacaram?). Todo o cuidado é pouco. A política é traiçoeira. Nunca se sabe ao certo, quem está a favor ou quem está contra.
Em quem vou votar? Tenho dúvidas! Em quem não vou votar? Sei, com certeza!
"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"
Postar um comentário